Criar um nome que seja original para um produto ou um negócio novo exige pesquisar e nem sempre é uma tarefa fácil. Há até agências especializadas em nomeação , o ato de criar um nome para uma marca. Mas há marcas mundialmente que nem tiveram esse trabalho todo: apenas têm o nome de seus fundadores.

Você pode estar pensando: que falta de originalidade! No entanto, essas marcas conquistaram um sucesso extraordinário - talvez por conta do nome que deu super certo, né? Aliás, uma pesquisa da Fuqua School of Business da Duke University, na Carolina do Norte precisa que dar o próprio nome para uma empresa pode até aumentar os lucros. 

De acordo com a pesquisa, as empresas analisadas que levavam o nome de seu fundador ou maior acionista apresentavam resultados melhores do que as demais.

13 marcas que são nomes de pessoas

Conheça então 13 marcas famosas que, na verdade, são nomes ou sobrenomes de pessoas.

1. Colgate

logomarca colgate

O imigrante inglês William Colgate tinha um pequeno negócio em 1804 em Nova Iorque que vendia sabonetes e velas. Ele nem sonhava que seria o responsável pela criação de um império do segmento de higiene bucal. Sim, o seu nome Colgate hoje estampa cremes dentais ao redor de todo o mundo!

2. Kellogg's

John Harvey e seu irmão Will Keith Kellogg desenvolveram uma mistura com fubá de milho, aveia e trigo, simplesmente. Anos depois e com algumas mudanças na receita original, a Kellogg's se tornou um fabricante de cereais presente na mesa de milhares de pessoas pelo mundo todo.

logomarca kellogs

3. Procter & Gamble

William Procter e James Gamble também deram nomes a uma das empresas globais da área de higiene e beleza. A americana Procter e Gamble surgiu em 1837 e até hoje é uma das marcas mais marcadas no ramo.

Procter e Gamble

4. McDonald's

As definições de fast food foram atualizadas com sucesso no início da década de 40, quando Maurice “Mac” e Richard “Dick” McDonald criaram um restaurante com esse conceito até então diferente, em San Bernardino, Califórnia. 

Os irmãos McDonald compraram máquinas de Raymond Kroc, um vendedor que ficou impressionado com o negócio dos dois. Tanto que, anos depois, ele comprou os direitos do nome “McDonald's” e instalou franquias por todos os Estados Unidos. 

A expansão da cadeia McDonald's não foi ideia dos irmãos, mas o sobrenome continua até hoje e virou um sucesso de proporções globais, graças a um cardápio enxuto e processos padronizados.

logo mcdonalds

5. Ferrari

O piloto de corrida Enzo Ferrari - que desistiu da carreira como cantor de ópera - foi o fundador de uma das marcas mais cultuadas no mundo todo. Quem já não sonhou com uma Ferrari? Um dos lemas do criador dos veículos vermelhos e não vender carros e sim sonhos.

logo ferrari

6. C&A

logo c & a

A rede de lojas de departamento C&A também leva o nome de seus fundadores. Os irmãos Clemens e August Brenniskmeyer pertenciam a uma família de comerciantes de linho e produtos têxteis no século XVII. Quando fundaram a C&A, jamais poderia imaginar que a marca se tornaria uma das redes com preço acessível mais famosas em fast fashion (consumo rápido de moda) do mundo.

7. Adidas

logo adidas

Essa é curiosa e aposto que você não sabia! O nome da marca Adidas faz juz ao seu fundador, Adolf Dassler, que começou a fabricar calçados esportivos quando retornou de uma batalha na Primeira Guerra Mundial.

A marca Adidas é simplesmente uma junção do seu apelido, Adi, e as três primeiras letras de seu sobrenome, Das. Interessante, né? 

8. Gillette

logo gillette

Imagine estar se barbeando e ter um insight que muda a sua vida? Foi isso que aconteceu com King Camp Gillette. Ele estava fazendo a barba quando se deu conta de que, para essa tarefa, precisava apenas da ponta da lâmina.

E essa “descoberta” o levou a criar um sistema de barbear altamente durável com lâminas descartáveis, que virou a marca Gillette - nada menos que o sobrenome do seu fundador.  

9. Disney

logotipo da Disney

Talvez seja um dos logotipos mais conhecidos no mundo todo, e ninguém tem dúvida de que se trata do sobrenome de Walter Elias, ou simplesmente Walt. Sim, o criador dos personagens Mickey e Minnie - Walt Disney - fundou um estúdio chamado Disney Brothers Cartoons Studios em 1920. Dois anos depois, a empresa passou a se chamar apenas Walt Disney Studios, a partir do início começou a licenciar a marca Disney para altos de produtos.  

10. Nestlé

logo nestlé

Sim, a marca presente em milhões de lares de quase todos os países também leva o sobrenome de seu fundador. Henri Nestlé foi um farmacêutico alemão que realizou várias pesquisas sobre desnutrição infantil. E então divulgada em 1866, um produto alimentício que existe até hoje: a Farinha Láctea Nestlé. Quem nunca saboreou esse produto, hein?

11. Siemens

logo Siemens

Werner Von Siemens era um jovem engenheiro e inventor, foi ele um dos fundadores da Siemens em 1847. Hoje é uma empresa mundial que comercializa produtos eletrônicos, eletrodomésticos, sistemas de comunicação e geração de energia.

12. Harley Davidson

logo Harley Davidson

William Harley e Arthur Davidson eram amigos - sim, Harley e Davidson são duas pessoas! Eles queriam criar um tipo de bicicleta que seria boletada destinada à competência. Mas o produto foi ficando tão bom que acabou virando um dos melhores modelos de motocicleta. Tudo isso em 1901. Hoje a marca é necessária por representante de motociclistas em todo o planeta, né? 

13. Exemplo brasileiro: Guaraná Jesus

logo Guaraná Jesus

O guaraná mais famoso do estado do Maranhão, cor de rosa-choque e apreciado pelos fãs do Brasil inteiro, leva o nome de seu criador. Sim, Jesus Norberto Gomes foi um farmacêutico de São Luiz que criou o refrigerante à base de guaraná em 1927. Hoje uma marca pertence à Coca-cola e já virou um ícone pop em vários lugares do país. 

Registro de marca com nome de pessoa

Você sabia que todas as marcas citadas acima são registradas? Uma marca registrada só é possível no Brasil quando o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Indsutrial) concede o certificado de registro, que garante a exclusividade sobre a marca no segmento de atuação, em todo o território nacional.

O registro de marca é fundamental para qualquer tipo de empresa, pois protege a marca contra cópias e agrega profissionalismo e credibilidade ao produto ou serviço prestado.

E segundo a Lei de Propriedade Industrial (LPI - 92.79/96) você pode registrar uma marca com seu nome, para garantir que nenhuma outra pessoa utilize a marca no Brasil. Mas não é algo simples. 

No conteúdo Posso registrar meu nome como marca? a gente explica como obter o registro de nome próprio como marca, bem como usar o nome de terceiros - desde que devidamente autorizados.

------

Mas para tirar todas as suas dúvidas, solicite agora uma consultoria sobre registro de marca gratuita, com a ligação de um consultor em 28 segundos - basta clicar no canto inferior direito da tela!