Ana está há 90 dias praticamente sem sair de casa. Adotou o sistema home office na empresa onde é sócia, e passa os dias com o marido compartilhando a casa e o trabalho.
Quando precisa ir ao banco, Ana recorre ao aplicativo do Itaú. Se precisa comprar alguma coisa, opta pelo marketplace Magazine Luiza. Passa o dia inteiro de Havaianas, e não deixa de usar seus cosméticos da Natura, mesmo só dentro de casa.
Ana é um dos brasileiros que estão em isolamento por conta da pandemia, ocasionada pelo coronavírus (Covid-19). Assim como Ana, outras milhares de pessoas continuam consumindo neste período - de alimentos a redes sociais. E o consumo de qualquer coisa geralmente está associado a uma marca, não é mesmo?
Em quais marcas as pessoas mais pensam durante este período de pandemia?
Essa pergunta virou pesquisa: para chegar ao nome das marcas mais lembradas durante a quarentena, o Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights realizou 9080 entrevistas no período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro neste período. E então lançou um ranking das 100 marcas mais lembradas. Confira a seguir.
100 marcas mais lembradas na pandemia, de acordo com a pesquisa
Itaú (1º) foi a marca mais lembrada na pesquisa. A instituição tem um bom desempenho social e divulga facilidades e alternativas para os pequenos e médios empresários.
Ambev (2º) está no ranking entre as três mais posicionadas, por conta da grande fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública.
Magalu (Magazine Luiza) (3º) foi a terceira marca mais lembrada, pelas iniciativas de emprego para autônomos e por doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos.
Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das 10 mais lembradas. Mas analisando de forma separada, por segmento, a pesquisa revela outras marcas. Na alimentação, por exemplo, aparecem: Nestlé, Burger King e Cacau Show. No ramo de bebidas constam na lista Ambev, Brahma (por conta da grande divulgação nas lives e exposição com celebridades) e Coca-Cola. Já as três instituições financeiras mais lembradas foram Itaú, Santander e Bradesco.
Em se tratando de moda, as marcas Havaianas, Nike e Adidas foram as melhores posicionadas na lista. O setor de higiene e beleza foi liderado por marcas como Natura, O Boticário e Avon.
Ypê, Unilever e Omo foram as mais lembradas no segmento de limpeza. Na comunicação, a lista destaca a Globo, SBT e Bandeirantes, pela cobertura e informação sobre o novo Coronavírus Covid-19.
Os aplicativos de serviços foram os mais lembrados positivamente na pesquisa: Ifood, Uber e 99 Taxi. E no mercado de varejo, as marcas mais lembradas foram Magalu, Americanas e Casas Bahia.
Gusttavo Lima foi a celebridade mais lembrada positivamente, e a apresentadora Xuxa também consta na lista, lembrada pela doação para compra de respiradores artificiais para o Rio de Janeiro.
Veja o ranking completo:
Você reparou que marcas que se envolveram com doações são as mais lembradas pelos brasileiros? Isto nos dá um indício de que nosso povo respeita empresas que focam no bem-estar social. Assim como Ana, muitos consumidores mantiveram seus hábitos dentro da normalidade, mesmo em situação de isolamento. Por isso é importante que as marcas invistam em posicionamento.
O posicionamento é o lugar que uma marca ocupa na cabeça das pessoas. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas vantagens e características presentes na mente do público. Mas como conseguir esse destaque? Veja a seguir.
O que sua marca pode fazer para ser lembrada pelo público?
Para ser bem posicionada na cabeça do consumidor, é fundamental conhecer o público-alvo e direcionar os esforços de comunicação para esta parcela da população. O público-alvo é um grupo específico de consumidores, com motivações bem particulares e fazer uma pesquisa para determinar o comportamento de compra, os hábitos e a condição socioeconômica é muito importante para o seu negócio.
Colete o maior número de informações possíveis sobre o seu consumidor. Consulte dados de entidades que realizam pesquisas em massa, como o IBGE e SEBRAE, além de associações específicas de seu segmento de mercado. Uma comunicação eficaz para o público que se deseja atingir é a forma mais fácil de gerar identificação das pessoas para com a sua marca.
Outro detalhe muito importante que talvez você não saiba: todas as 100 marcas lembradas pelo público que aparecem na pesquisa são Marcas Registradas. Isso mesmo, elas têm registro, tão importante quanto o CNPJ e o nome fantasia (marca).
Imagine você criar uma marca de sucesso, investir em marketing e posicionamento da empresa e torná-la conhecida, sem ter o registro da marca. Isso é a mesma coisa que construir uma casa linda sobre “areia movediça”. Este é um risco que as marcas acima listadas não correm! Todos eles registraram as marcas no INPI.
Mas o que é o Registro de uma Marca?
O Registro de Marca é um título emitido pelo INPI que concede a propriedade sobre a marca e o direito de utilizá-la com exclusividade no segmento de atuação em todo o Brasil. Quando a marca não é registrada, qualquer pessoa ou concorrente pode utilizá-la. O verdadeiro dono de uma marca é quem possui o registro.
Uma marca registrada tem inúmero benefícios, entre eles:
- Evita cópias, pois quem possui o registro de marca tem o direito de uso exclusivo no seu segmento de mercado no território brasileiro.
- Transmite confiança e credibilidade. Afinal, quem não confia naquele “errezinho” ( ® ) ao lado da marca?
Itaú, Ambev, Magalu e as outras dezenas de marcas que aparecem na pesquisa como as mais lembradas são Marcas Registradas. E você também pode registrar a sua, afinal negócios de qualquer tamanho podem e devem ter Registro no INPI.
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Então conta pra gente: qual a marca mais lembrada por VOCÊ neste período? Deixe seu comentário!
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