Já percebeu como determinados tons deixam as pessoas mais calmas, mais empolgadas ou até com fome? Nada é por acaso! Isso significa, muitas vezes, que a psicologia das cores está sendo usada por uma marca para mexer com emoções e comportamentos.
Decidi escrever sobre essa ciência porque ela tem tudo para trabalhar como uma aliada realmente indispensável na hora de você impactar seus clientes!
Siga comigo, entenda detalhes e descubra como ter resultados sabendo utilizar nuances de maneira estratégica e psicológica.
O que é psicologia das cores?
A psicologia das cores é o estudo de como as cores podem provocar emoções e influenciar os comportamentos das pessoas. Ela junta princípios da psicologia e da arte e mostra que o cérebro humano pode se comportar de maneiras diferentes a depender dos estímulos visuais que recebe.
Sua principal protagonista é a chamada “teoria das cores”, ou seja, a teoria de como cada tom pode evocar sentimentos específicos em determinados seres humanos, mudar a percepção de valor sobre algo ou alguém e até influenciar no humor.
E vale aplicá-la ao marketing de pequenos negócios, médios, grandes e gigantes para ajudar cada empresa a transmitir uma mensagem, comunicar seu posicionamento como marca e até a persuadir o público-alvo para o levar a uma compra.
Antes de seguir em frente no artigo, deixo duas sugestões de leitura sobre o tema!
- “A teoria das cores”, de Johann Wolfgang Von Goethe: é um livro de 1810 que causou alvoroço pra caramba na época.
- “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”, de Eva Heller: traz uma visão mais atual e detalhada da ciência.
Agora, vamos a alguns insights que extrai delas.
A relação entre as cores e as emoções
A psicologia das cores considera oito as emoções primárias dos seres humanos: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, surpresa, curiosidade e aceitação. Todas têm outros sentimentos associados.
Cada sentimento pode ser representado por uma cor ou tons similares, ou seja, ao ser visualizada, determinada cor pode gerar um determinado gatilho emocional; despertar uma sensação específica em alguém.
Influências das cores nas percepções
Dimensão, peso, iluminação e temperatura são fatores que acabam influenciados pelos tons, você sabia? O teto pintado de marrom dá a impressão de um cômodo ou uma casa mais “baixos”, um objeto todo na cor preta pode parecer mais pesado do que realmente é e, se a janela da sala estiver fechada, você pode achar que sua parede verde ou azul é cinza.
Além disso, assim como um cheiro, uma cor também pode levar a associações com determinados momentos de vida, lugares ou pessoas, provocando a memória afetiva, e cada pessoa pode ter uma percepção diferente de uma nuance devido às suas vivências particulares.
É muito interessante!
Os significados das cores na psicologia
De acordo com a ciência, as cores primárias (vermelho, amarelo e azul), as secundárias (verde, laranja e violeta), as mistas subordinadas (rosa, cinza e marrom), o branco (mistura de todas) e o preto (ausência de cor), além da prata e do dourado são importantíssimas no despertar de reações.
Trouxe desdobramentos sobre cada uma e simplifiquei as explicações numa ilustração logo em seguida. Continue lendo!
Vermelho
- Destaque: é uma cor intensa e vibrante.
- Associações: calor; energia; extroversão; força; paixão; algo perigoso ou urgente.
- Uso frequente: fast foods, indústria de entretenimento e esportes de velocidade ou ação.
Amarelo
- Destaque: traz sensação de positividade, mas, em excesso, pode despertar ansiedade. A depender do contexto, estimula o sistema nervoso despertando o apetite.
- Associações: alegria e otimismo; ludismo.
- Uso frequente: marcas infantis e de alimentos.
Azul
- Destaque: costuma acalmar e/ou despertar confiança.
- Associações: tranquilidade; segurança.
- Uso frequente: negócios de saúde e bem-estar, escritórios de advocacia e consultoria.
Verde
- Destaque: remete à natureza, ao natural.
- Associações: frescor; tranquilidade; equilíbrio; harmonia; prosperidade; esperança.
- Uso frequente: marcas cujo enfoque é a sustentabilidade, marcas de cosméticos, restaurantes de alimentação saudável e empresas de jardinagem.
Laranja
- Destaque: é penetrante, mas também pode representar um sinal de alerta.
- Associações: criatividade; descontração; sociabilidade.
- Uso frequente: empresas da área de comunicação, do entretenimento e do turismo; produtos direcionados ao público jovem.
Violeta
- Destaque: historicamente traz os ares de poder e nobreza.
- Associações: mistério; imaginação; vaidade; extravagância; sofisticação e qualidade.
- Uso frequente: marcas de luxo.
Rosa
- Destaque: é a cor do amor, não da paixão.
- Associações: delicadeza; ternura e sensibilidade.
- Uso frequente: moda, beleza e cuidados pessoais geralmente do universo feminino.
Cinza
- Destaque: um tom neutro que acaba sendo usado como secundário para dar destaque a outras cores, mas também funciona sozinho.
- Associações: solidez; consistência; controle.
- Uso frequente: marcas de automóveis e escritórios jurídicos ou financeiros.
Marrom
- Destaque: talvez não seja admirado por muitos, mas tem seu valor.
- Associações: ao que tem elegância e qualidade; ao que é rústico, sólido ou confiável.
- Uso frequente: construção e decoração; mercado corporativo.
Branco
- Destaque: traz conforto visual e, ao mesmo tempo, pode ser muito poderosa para transmitir uma mensagem.
- Associações: paz; pureza; tranquilidade; leveza; clareza; limpeza.
- Uso frequente: área da saúde.
Preto
- Destaque: tem uma conotação melancólica e séria, associada ao luto, enquanto, por outro lado, pode representar força e elegância.
- Associações: poder, mistério ou sofisticação (no universo das marcas).
- Uso frequente: mercados de moda e veículos.
Prata
- Destaque: traz um pouco da pureza e do equilíbrio do branco, mas com um toque sofisticado, remetendo ao que é moderno e/ou de alta qualidade. Em contrapartida, pode representar frieza.
- Associações: sofisticação; modernidade; equilíbrio ou frieza; distanciamento.
- Uso frequente: marcas de joias e produtos tecnológicos ou inovadores.
Dourado
- Destaque: Apesar da existência da cor prata, este é o tom sempre diretamente associado ao metal precioso.
- Associações: riqueza; fama; luxo; ostentação; exclusividade; alto padrão. Em contextos espirituais, também é relacionado ao divino e sagrado.
- Uso frequente: marcas de luxo, empresas do mercado financeiro, organizadoras de eventos e estabelecimentos ou organizações ligados à gastronomia gourmet.
Salve a imagem abaixo para usar se precisar. Pode considerá-la sua tabela da psicologia das cores!
Conhecendo os gatilhos emocionais de cada nuance, impulsione suas estratégias, (re)pense sua identidade visual e aplique a psicologia das cores para criar um logotipo diferenciado ou redesenhar uma logomarca já existente, talvez dando o primeiro passo para um “rebranding”.
Como começar a usar a psicologia das cores no marketing?
Vá por partes!
- Compreenda o significado das cores que são ou devem ser atreladas à sua empresa. Para isso, considere os valores da marca, sua personalidade e seu posicionamento no mercado.
- Conheça o seu público-alvo e avalie o contexto no qual ele está inserido, hábitos, desejos e bagagens pessoais comuns a todos os indivíduos que pertencem ao grupo.
- Estude outras marcas já consolidadas no mercado ou que claramente tenham atingido seus objetivos aplicando a psicologia das cores.
- Se ainda não tiver, depois de completar as duas etapas anteriores, defina uma paleta de cores que comunique as características da empresa e sirva de base para todos os seus materiais visuais.
- Aí, associe os tons aos efeitos que você quer gerar conforme for construindo suas campanhas. Pense bem para não acabar gerando um impacto desastroso! Já imaginou despertar ansiedade usando amarelo demais numa propaganda de yoga?
- Aplique as cores no online e offline também pensando em favorecer a experiência do usuário, ou seja, de quem lê um panfleto ou navega pelo seu site. De nada adianta fazer uma propaganda criativa se ninguém vai conseguir vê-la até o final.
Dica extra! Tons claros no fundo de uma peça não cansam tanto os olhos e cores mais fortes, destacadas em botões e links, favorecem a identificação desses componentes.
De acordo com uma pesquisa publicada na plataforma Quick Sprout, a cor de um produto representa até 85% da motivação de compra. E, por experiência, eu lhe digo mais: diferenciação da concorrência, vantagem competitiva aumentada, redução da percepção de tempo de espera e elevação dos índices de conforto e de satisfação dos clientes têm tudo a ver com isso.
É de se refletir, não?
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