10 dicas para redes sociais de pequenas empresas

A peça mais importante para qualquer estratégia nas redes sociais é a decisão de colocá-la em prática. Siga nossas dicas para ter uma marca digital forte.

Por Denise Giordano 6 min. de leitura

Responda rápido: qual a sua rede social favorita? Aposto que você nem pensou muito para responder. Afinal, é super comum, hoje em dia, ter um perfil no Facebook ou no Instagram. O acesso às redes sociais se tornou uma atividade cotidiana de milhares de pessoas no mundo todo. 

É difícil também encontrar uma marca que não esteja presente em pelo menos uma das mídias mais usadas: Facebook, Instagram, Whatsapp e Youtube. Mas a gestão de um perfil ou página na internet continua sendo um desafio para pequenas empresas. 

Por isso trouxemos um conteúdo que pode ajudar a dar aquela movimentada em suas mídias sociais. Você pode estar se perguntando: de quê serviriam mais dicas sobre um assunto tão difundido? Eu explico: você vai conhecer 10 táticas de fácil aplicação e que podem gerar um resultado imediato. Veja a seguir.

Dicas para redes sociais de pequenas empresas

A principal dica é nunca deixar de buscar inspiração nas marcas bem-sucedidas. Não tem problema nenhum em usar estratégias que já deram certo com outras empresas. Só não vale copiar, ok?

1. Crie um canal no Youtube

Da mesma forma que o blog, o seu público te encontra através de buscas no site www.youtube.com. Os vídeos geram tráfego qualificado, autoridade e posicionamento de sua marca (seja ela uma loja física, online ou empresa prestadora de serviços).

O canal no Youtube tem o potencial de trazer conexão e relacionamento com o público, e com isso aumentar as vendas. Além disso, ele cresce na medida que você publica conteúdo: quanto maior o número de curtidas e compartilhamentos, melhor para o algoritmo de buscas da plataforma.

2. Tenha (sim, ainda é importante) uma página profissional no Facebook

Embora muitos usuários tenham migrado para o Instagram nos últimos dois anos, o Facebook ainda é a rede social mais populosa que existe - além de ser dona do Instagram. Incrivelmente, para alguns nichos é a mídia com mais público e alcance. Criar uma página é fundamental para que sua audiência se relacione com sua marca.

E se você pretende fazer anúncios (mesmo que seja no Instagram) a página se faz necessária também por esse motivo.

3. Interaja com o público em um grupo no Facebook 

Com um grupo no Face, você consegue reunir pessoas interessadas no assunto que pretende divulgar. Por exemplo, se você tem uma loja de artigos esportivos em Araranguá-SC, pode criar um grupo chamado “Esportes Radicais em Araranguá”, “Amantes de esportes em Araranguá” ou “Atletas amadores de Araranguá” etc.

As possibilidades são grandes: dentro do grupo você pode fazer publicações sobre o seu negócio, anunciar promoções de produtos, fazer lives, pesquisas, enquetes e vendas.

4. Considere pagar anúncios no Facebook e no Instagram

Os anúncios potencializam os resultados de rentabilidade em seu negócio, principalmente se você já atua de forma online (com um e-commerce, por exemplo). Todos que trabalham sério com vendas pela internet deveriam ter o conhecimento de como funcionam os anúncios (Facebook Ads e Instagram Ads) para segmentar o público-alvo e divulgar produtos ou serviços. 

5. Crie um perfil no Pinterest

Esta rede atinge mais de 300 milhões de usuários por mês no mundo todo, não não pode ser renegada. O Pinterest funciona como um quadro de lembretes, fotos e coisas legais. Uma loja de roupas, por exemplo, pode publicar looks que servem de inspiração para mulheres. A plataforma é baseada em imagens, então funciona bem também para os conteúdos, basta ter uma “capa” que leva o usuário para o post no blog ou no canal do youtube. Veja o exemplo:

dicas para redes sociais

6. Use o WhatsApp como ferramenta para seu negócio

O WhatsApp não é exatamente uma rede social, mas atualmente é a opção de contato com o público que tem a maior taxa de respostas. Siiim! O aplicativo de mensagens pode ser usado como ferramenta de negócios: você fala com clientes, envia fotos de produtos, responde dúvidas, entre outras vantagens. Mas cuidado: este tipo de interação tem que ser uma via de mão dupla.

Use o WhatsApp com moderação, em casos de campanhas de vendas ou lançamento de produtos. Encher o cliente com mensagens inconvenientes não é uma boa ideia, hein!? Fazer com que as pessoas cadastrem o seu número e te chamam quando precisam é a melhor prática. Evite criar grupos para vendas de produtos - para isso utilize o Facebook.

7. Faça parcerias com microinfluenciadores digitais

Eis uma das melhores dicas para redes sociais: tente fazer parcerias com microinfluenciadores digitais. É um atalho rápido e seguro para divulgar sua marca organicamente.

Em vez de construir um perfil com 1 milhão de seguidores, use da credibilidade de pessoas que já conquistaram uma lista de potenciais clientes. Já fizemos um artigo sobre como usar influenciadores digitais para alavancar suas vendas

8. Torne interessante seu perfil no Instagram

O Instagram é a rede social do momento, e serve como uma vitrine para os seus produtos. Acompanhe algumas dicas importantes direcionadas ao seu perfil nesta rede social.

Tudo começa pela foto do perfil, que deve ser clara e nítida. Se a sua empresa não tem um logotipo, você pode criar um logo pelo celular, para destacar a sua marca. O seu nome de usuário também merece atenção: escolha um nome simples, fácil, sem caracteres especiais. Se for o nome de sua marca, utilize a escrita mais próxima possível.

Por exemplo, o perfil da Consolide no Instagram é @consolidesuamarca. O usuário que procura por “Consolide” na rede social, pode facilmente identificar o perfil da marca, já que o logotipo aparece na imagem. E sim, o seu perfil aparece também nas buscas do Google. Se já existe um perfil com o mesmo nome que o de sua empresa, utilize o nome + principal produto ou palavra-chave. 

9. Capriche na descrição do seu negócio no Insta

A descrição do seu negócio também deve ser criada com carinho. É o que, no Instagram, é chamado de “Bio”. Ali, em poucos caracteres, você precisa descrever sua empresa e deixar claro o tipo de contato que você quer de seu público.

Coloque: o que você faz, como o seu produto ou serviço pode ajudar as pessoas, o contato direto do WhatsApp, seu site e uma chamada para ação. 

10. Explore todos os recursos que o Instagram oferece

Os vídeos já respondem por mais de 70% do tráfego de internet mundial. O Instagram permite que você faça stories (vídeos curtos de até 15 segundos), vídeos do IG TV (mais longos), e Reels, uma “cópia” da plataforma TikTok, que faz muito sucesso entre os jovens.

Faça vídeos mostrando as novidades, conversando com clientes e explorando os bastidores de seu negócio, além de fazer Lives com convidados, parceiros e influenciadores. 

-------

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe o link com um amigo empreendedor!

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?