Você sabia que 68% dos usuários do Instagram engajam regularmente com marcas? Engajar significa interagir, curtir, compartilhar, comentar. Ou seja, os dados mostram que o Instagram é um das plataformas mais importantes para as marcas na Internet atualmente. 

O mais legal dessa rede social é que a sua existência está centrada nas imagens. Então, o Instagram serve como uma vitrine virtual para produtos e  serviços dos mais variados segmentos. Você ainda está fora dessa onda? Então aprenda hoje mesmo como criar uma loja no Instagram e fazer a sua marca decolar!

Instagram: conheça algumas práticas importantes

Eis a verdade que quase ninguém te conta: a chave do êxito no Instagram não está no número de seguidores. É isso mesmo que você acabou de ler. Claro que o seu perfil precisa ser seguido por um determinado número de pessoas, mas de nada adianta ter milhares de seguidores se eles não forem qualificados.

O que eu quero dizer com isso? 

Que é melhor ter 100 seguidores que sejam potenciais compradores do seu produto, do que 1000 seguidores que não estão nem aí para a sua marca, e não passam de números. Afinal, UM cliente real tem maior possibilidade de difundir a sua marca e, consequentemente, gerar lucro, do que vários likes enfeitando sua conta do Instagram, concorda?

Os melhores perfis do Instagram são aqueles que conseguem chegar mais próximo da regra dos 10%. Explicando: se você tem 1000 seguidores, o ideal é que cada publicação consiga chegar a uma média de 100 curtidas (10%). 

Agora, veja algumas práticas importantes para crescer de forma orgânica o número de seguidores reais de sua marca no Instagram.

Tenha uma identidade visual

Lembra que eu falei no início do texto que a existência do Instagram está centrada nas imagens? Pois é, você precisa sim se preocupar com a identidade visual de sua loja. Se você ainda está em processo de criação, confira este artigo bem completo que ensina os passos para criar uma marca do zero. 

Se você já tem uma marca, mas deseja criar então a loja no Instagram Shopping e ser o influenciador de seu próprio negócio, faça uma avaliação de como está a identidade visual de sua marca hoje. 

Para alinhar a necessidade atual da marca, talvez seja necessário uma reformulação completa da identidade visual, da linguagem e da visão da empresa. 

Pode ser até que você esteja conversando com o público-alvo errado, e isso pode encaminhar sua marca para uma armadilha perigosa: o esquecimento. Não se apegue tanto assim à sua logo e identidade atual, pense em fazer um rebranding (uma forma de modernizar a marca), identificar novas oportunidades e traçar um plano de ação para alcançar objetivos. 

Converse com seu público-alvo

Conseguir confiança e autoridade na relação com seus seguidores é de fundamental importância para o crescimento de seu perfil no Instagram. Mas é preciso saber com quem você está se comunicando: o seu público-alvo

É importante conhecer os dados relacionados ao seu público, como gênero, idade, profissão, interesses. Quanto maior for o conhecimento sobre o público-alvo, maior será sua confiança ao abordá-lo. 

#Dica

Procure as marcas e perfis que o seu público-alvo segue no  Instagram e comece a segui-los também, curtindo algumas fotos e fazendo  comentários  no perfil do seguidor - mas sem exageros! Pode ser uma estratégia eficaz para angariar novos seguidores, pois geralmente eles seguem de volta e têm um primeiro contato com sua marca.

Publique conteúdo interessante

Talvez você se surpreenda ao saber que todos nós temos - cada qual a sua maneira - alguma influência sobre os outros. Termo muito na moda, os influenciadores digitais são pessoas que produzem algum tipo de conteúdo em plataformas da internet, e são capazes de influenciar sua base de seguidores. 

Acredite: você não precisa ter um fascínio misterioso e exercer poder sobre as outras pessoas para se tornar um influenciador de sua própria marca. O fato de publicar conteúdo interessante, com frequência, sobre o dia a dia de seu negócio, sobre os produtos e até sobre o seu cotidiano pessoal torna o perfil da sua marca muito mais atrativo para os seguidores. 

O alerta é não tornar o feed do seu Instagram em uma coleção de panfletos sobre sua marca. Utilize a regra 8/20: para 8 posts de conteúdo publique 2 de venda. Anote isso: para comprar um produto de sua marca, o seguidor precisa ter confiança em você e no seu negócio. E isso é gerado pelo conteúdo interessante.  

Para que seu perfil tenha sempre publicações relevantes e frequentes, uma dica é usar uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais, como a Mlabs. Com ela, você pode programar seu calendário de postagens e agendar com antecedência as publicações do Instagram. 

Como criar uma loja no Instagram

O Instagram Shopping é uma ferramenta disponibilizada pelo Instagram que possibilita a marcação de produtos com preços, tornando simples o processo de compra dentro da própria rede social. 

Com o recurso, você consegue divulgar os seus produtos com tags. Ao clicar no produto desejado, o usuário é direcionado a uma página com mais detalhes do item, além do site para finalizar a compra.

O Instagram Shopping também auxilia as marcas que ainda não têm um site ou que preferem realizar as vendas somente através da ferramenta. Na página com detalhes do produto, é possível colocar um botão de checkout, sem precisar direcionar o usuário a outro site. Tudo isso de forma segura e otimizada.

Essa ferramenta pode diminuir a chance de desistência do cliente, pois ele poderá fazer a compra sem precisar sair da plataforma.

Para criar sua loja no Instagram, antes de qualquer coisa, você precisa conhecer as regras. São elas:

  • Somente produtos físicos podem ser vendidos no Instagram Shopping;
  • Seguir e concordar com as políticas da plataforma;
  • Ter uma conta comercial na plataforma;
  • Associar essa conta do Instagram à Página do Facebook da sua loja;
  • Ter pelo menos 9 postagens no feed do Instagram;

Para mudar sua conta pessoal no Instagram para um perfil comercial, acesse as configurações do seu perfil, vá em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”. Depois, escolha a opção que melhor descreve sua marca. 

É preciso vincular sua conta do Instagram à sua Página do Facebook, já que as duas plataformas pertencem ao mesmo grupo. Entre na página de sua marca no Facebook, clique em “configurações” no canto superior direito, e em seguida, no canto inferior esquerdo, clique em “Instagram”. 

Onde está escrito “Adicione sua conta no Instagram para começar”, do lado direito, clique em “entrar”. Coloque seu email e senha do Instagram.

Criar um catálogo de produtos no Facebook

Acesse sua página no Facebook e crie em “Criar Catálogo”. Escolha uma categoria de produto que deseja vender e clique na opção “Carregar informações de produto”. Coloque um nome em seu catálogo e toque em “Criar”. Para editá-lo, vá em “Visualizar catálogo”.

O Facebook oferece um tutorial completo em sua Central de Ajuda

Habilitar o modo compras no perfil do Instagram

Para ativar o modo compras no Instagram, veja a explicação da plataforma:

Minha loja está pronta, e agora? 

Depois que sua loja no Instagram estiver prontinha, vem o próximo passo: proteger a marca contra cópias na internet, garantindo seu  uso exclusivo no segmento. Essa proteção contra cópias é muito importante. Afinal, você investiu tempo, dinheiro e esforço na criação de sua marca, né? O Registro de Marca é o passo mais importante que você precisa dar para o seu negócio.

Aprenda como fazer seu Registro de Marca em 6 etapas

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