Sim, você precisa criar um slogan: ele é como um grito de guerra para o seu negócio. Para criar um slogan, use uma frase curta e simples, considere o público-alvo e não prometa nada que seu produto ou serviço não possa cumprir. |
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Preste atenção dois slogans famosos:
1.Tem mil e uma utilidades.
2. Uma cerveja que desce redondo.
Agora responda: quais marcas vêm à sua cabeça quando você lê os slogans 1 e 2? Se você respondeu Bombril (tem mil e uma utilidades) e Skol (a cerveja que desce redondo), você acertou em cheio. Estes dois exemplos servem para mostrar que slogans criativos são lembrados por diversas gerações.
Ser conhecido para sempre por conta de uma frase é o que muitas marcas querem quando criam um slogan. Afinal, um slogan ajuda os clientes a lembrarem da marca: se a frase ficar na mente deles, sua empresa também ficará.
Slogan é um termo em inglês que significa “grito de guerra” e tem o objetivo de chamar a atenção do público de forma positiva. Muitas marcas usam um slogan junto com o logotipo e isso incentiva os clientes a fazer associações.
Quando você cria seu próprio negócio, um slogan criativo pode ajudar a trazer as primeiras impressões das pessoas sobre sua marca. E mais ainda: se o slogan é bom, os consumidores costumam conectá-lo ao nome da sua empresa, facilitando o reconhecimento da marca.
Mais razões para criar um slogan
Veja por que ter um grito de guerra para sua empresa é importante.
1. O slogan diferencia o seu produto ou serviço
Os consumidores estão habituados a anúncios o dia inteiro. Seja na TV, no rádio, nos jornais e nas revistas ou na internet, somos bombardeados com propagandas das mais variadas marcas.
Muitas vezes, é o slogan que diferencia o produto dos concorrentes, não é mesmo? Exemplo: “Vem pra Caixa você também” é um slogan tão lembrado que nem precisamos ver o nome inteiro da empresa para sabermos que se trata da Caixa Econômica Federal.
2. O slogan transmite uma sensação positiva para o consumidor
Slogans criativos tem um efeito caloroso sobre os consumidores. Quem não tem uma sensação positiva ao lembrar do slogan da gelatina Royal, por exemplo? A frase “Abra a boca, é Royal” tornou-se a marca memorável e criou uma impressão duradoura entre os compradores.
Seu slogan pode ter o mesmo efeito em seu cliente: pense nisso.
3. O slogan cria o reconhecimento da marca
Seu produto ou serviço pode até nem ter muitos concorrentes, mas ainda assim sua marca precisa ter um posicionamento adequado. A real importância do slogan está em seu poder de reconhecimento pelo consumidor.
Em muitos casos, os clientes confiam na marca simplesmente porque seus slogans são fáceis de memorizar. Mas lembre-se: seu slogan precisa refletir a essência do seu negócio e ser compatível com a missão, a visão e os valores da empresa.
6 dicas para criar um slogan incrível
A seguir 6 dicas matadoras para definir aquele slogan que vai grudar mais que chiclete na mente dos consumidores.
Dica1 - Crie uma frase curta e simples
Seu slogan deve ser curto. A intenção é fazer com que ele seja memorizado rapidamente, e é mais fácil decorar frases curtas, certo? Mostre que o quê o seu negócio pode fazer pelo público em até 8 palavras. Lembre-se que você tem pouco segundos para impressionar.
“O salão de beleza com a melhor escova de Araranguá desde 1986” é um exemplo de slogan que não funciona. Frases muito longas ou com muita informação devem ser evitadas. O mesmo vale para palavras de difícil pronúncia. O slogan deve comunicar os benefícios, mas você não precisa falar isso tudo de uma vez só.
O slogan da Nike é um ótimo exemplo de frase curta e memorável: Just do it (apenas faça).
Dica 2 - Considere seu público-alvo
Na hora de criar o seu slogan, leve em consideração os seus clientes: eles são regionais ou podem vir de todo o Brasil? Slogans com expressões muito regionais só são compreendidos por quem vive há bastante tempo no local. Então, considere seu público-alvo garantindo que o slogan é claro para qualquer brasileiro. Além disso, um slogan deve ser atemporal, ou seja, não ter gírias ou frases que não compreendidas em outra época.
Dica 3 - Use poesia e rimas
Usar poesia e rimas em seu slogan pode ser uma ótima de maneira “grudar” na mente dos consumidores. Mas aqui entra uma boa dose de cautela e bom senso. Evite clichês ou frases apelativas, somente para chamar a atenção.
Sua frase precisa ser sonora ao público. O uso de rimas pode criar um ótimo reconhecimento para a sua marca. A poesia adiciona musicalidade às frases e pode ficar na mente de diversas gerações. Quem aqui já não tomou o medicamento Doril e tomar em seu slogan repetitivo “tomou Doril, a dor sumiu”? Pois é :)
Dica 4 - Utilize uma frase de duplo sentido, mas com cuidado
Em muitos casos, criar um slogan com duplo sentido pode deixar sua marca sempre viva na mente da audiência. Mas isso pode acontecer tanto de forma positiva quanto negativa.
Tudo vai depender da qualidade de seu slogan e do tipo de público que você tem.
Veja o exemplo do dicionário Aurélio. Seu slogan é uma expressão bastante popular: “Bom pra burro”. Tem duplo sentido, já que o dicionário é feito para que a pessoa perca a ignorância nos significados das palavras. Então nesse produto, o slogan funcionou direitinho.
Dica 5 - Seja honesto
A dica de ouro para quem deseja criar um slogan: não prometa nada que o seu produto não consiga cumprir. Se o seu slogan fala de algo que sua empresa ou produto não são, você pode colocar em risco a reputação do negócio.
Afinal, o cliente pode se decepcionar e, o pior, reclamar muito de sua marca. Aposte na sinceridade, superando as expectativas do público.
Dica 6 - Teste seu slogan
Sempre reserve um tempo para testar seu slogan, antes de aplicá-lo aos materiais de divulgação de seu negócio:
- Leia o slogan em voz alta
- Pesquise no Google o slogan para verificar se ele já existe ou já foi registrado por outra marca
- Peça a opinião de pessoas que não conhecem você e seu negócio
- Peça aos seus amigos para repetirem o slogan depois de alguns dias: eles conseguiram memorizar a frase de maneira natural?
Por fim, não esqueça: o slogan é somente uma parte da identidade do seu negócio. Junto com ele, vêm a escolha das cores de sua marca, a logomarca e a identidade visual da empresa, além dos processos normais na criação de um negócio.
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