Quando cria um negócio, um dos principais desafios que o empreendedor enfrenta é como criar o nome de sua marca. Juntamente com o logotipo, o nome da marca é o principal ponto de contato com seu público alvo.
A ação de escolher o melhor nome para uma marca é chamada de naming (em tradução literal, significa o ato de dar um nome a algo).
É ali que o cliente enxerga seus diferenciais, assim como seu posicionamento e principais valores. No entanto, escolher um nome que demonstre tantas características não é tarefa fácil.
Por isso, separamos cinco passos que vão te auxiliar na criação do nome de sua marca. Mas antes, vale entender a diferença entre nome fantasia e razão social.
Diferença entre nome fantasia e razão social
Para perceber a diferença entre nome fantasia e razão social, preste atenção nesta explicação simples.
Quando você abre uma empresa, ela precisa ser registrada junto aos órgãos do governo e na Junta Comercial, e o nome que será usado em documentos oficiais, contratos, notas fiscais emitidas e recebidas, escrituras e qualquer outro tipo de documento é a razão social.
Já o nome fantasia é o nome comercial do seu negócio, ou seja, a sua marca. É ele que vai aparecer no seu logotipo, na fachada de sua loja e no perfil das redes sociais, por exemplo.
5 dicas para criar um nome de marca
Agora, vamos ao que interessa. Confira 5 passos para escolher um nome para sua marca.
1. Organize uma sessão de brainstorming
Antes de qualquer coisa, é preciso tirar as ideias da cabeça e colocar no papel. Vá escrevendo todos os nomes que você gosta ou que parecem combinar com o seu negócio. Quando você tem a ajuda de mais pessoas, esse processo é chamado de brainstorming (tempestade de ideias). É uma maneira divertida de envolver as pessoas que você ama na concepção de seu negócio.
Para fazer uma super sessão de brainstorming e ter várias sugestões de nomes para escolher, prepare um ambiente legal para receber algumas pessoas. A ideia é deixá-las confortáveis o bastante para que comecem a pensar em ideias legais para criar o nome da sua marca.
Distribua folhas para cada um dos participantes e faça com que todos do grupo sintam com que suas ideias são levadas em consideração. Jamais julgue ou deboche de qualquer sugestão! Isso pode causar insegurança nas pessoas e acabar com o fluxo criativo.
Ter um tempo máximo determinado ajuda a criar um senso de urgência no grupo, favorecendo o foco de todos os participantes na tarefa. Por exemplo: estabeleça que a sessão de brainstorming vai durar 15 minutos.
O ideal é que cada um escreva pelo menos 5 ou 6 sugestões de nomes. Depois que todos escreverem as ideias, vá selecionando aqueles que você mais gosta.
2. Seja claro e objetivo
Especialistas indicam que o nome ideal de uma marca deve ser escrito exatamente da forma que se pronuncia. Na hora de fazer a seleção das melhores ideias, escolha os nomes com poucas sílabas e fácil de se lembrar. Isso evita que as pessoas se confundam e tenham dificuldade de tentar pronunciá-lo.
Se você quiser criar o nome de sua marca em outro idioma, verifique se a pronúncia e a escrita são fáceis e se a palavra é relativamente conhecida pelos brasileiros. Por exemplo, a palavra “Lucky” (sortudo, em inglês) é pronunciada exatamente como sua escrita.
3. Sua marca deve ser exclusiva
Ao selecionar o nome para o seu negócio, tenha em mente que este deve ser exclusivo no mercado. As marcas mais famosas do mundo não necessariamente possuem uma definição no dicionário, como é o caso da “Nike”, por exemplo.
A originalidade neste momento é super bem-vinda! Veja alguns exemplos de criação de nomes de marcas que hoje são um verdadeiro sucesso mundialmente:
Natura - a marca de cosméticos brasileira queria um nome que remetesse à natureza, já que seus produtos originam de plantas e frutas. A ideia do nome veio super a calhar com o propósito da empresa, que hoje é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil.
Alfa Romeo - a famosa marca de carros era originalmente apenas Alfa - sigla que correspondia a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. Mas em 1915, Nicola Romeo comprou a empresa e então seu nome foi incluído na marca.
Google - o nome de uma das marcas mais conhecidas e valiosas do mundo vem da nomenclatura matemática Googol, que identifica o número 1 seguido de 100 zeros. Com a troca de uma vogal e da posição de uma consoante, a palavra virou Google e se tornou o nome mais famoso do universo da internet.
4. Pense no futuro
Calma, não estamos falando para você olhar para uma bola de cristal. Mas prever o futuro é uma etapa importante para a escolha do nome de sua marca. Com o passar dos anos, sua empresa vai mudar, vai crescer, vai se adaptar aos novos tempos. E o nome de seu negócio precisa acompanhar todas as mudanças, sem limitações. Por isso, na hora de criar o nome para sua marca, pense em algo atemporal. Além disso, fique atento a mais algumas coisinhas:
- Não inclua no nome da marca uma categoria específica de produtos, como por exemplo: “Catarina Biscoitos”. Afinal de contas, você quer que a sua empresa cresça, e possivelmente pode expandir a linha de produtos. Coloque no radar uma categoria ampla, e escolha um nome que se aplique a vários tipos de produtos.
- Não utilize nome que seja limitado a um local específico, como o nome de sua cidade ou de seu bairro, por exemplo. Pois pode ser que seu negócio expanda para cidades próximas ou até mesmo vire uma franquia nacional.
- Observe se o nome escolhido já tem um domínio na internet. Ou seja, aquilo que será usado como endereço do seu site.
5. Verifique se o nome escolhido não está registrado
Agora, vem uma etapa muito importante: saber se os nomes escolhidos já não existem por aí. Para saber se uma marca existe legalmente, não basta jogar o nome no Google ou no Instagram. É preciso também saber se esse nome já não foi registrado por outra empresa.
No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O site do instituto disponibiliza consulta pública para os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento.
Entretanto, sua pesquisa de marcas registradas no site do INPI deve ser criteriosa, levando em consideração o logo e o nome completo, além de prefixos e combinações variadas. Então você precisa fazer a pesquisa no site e verificar se os nomes que você selecionou estão livres para serem usados em seu negócio.
+ Como fazer pesquisa de marcas registradas
Se o nome que você escolheu já foi registrado, vá pesquisando os demais nomes da lista de seu brainstorming, até chegar a um que esteja disponível para o registro no INPI.
De acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), a prioridade da marca é de quem solicitou o registro primeiro no site do INPI. Portanto, jamais crie a empresa antes de fazer a pesquisa do nome da marca no INPI.
Depois de verificar se o nome está disponível para registro, aí sim você pode partir para a criação do negócio de fato. N
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E então, está pronto para decidir o nome de sua marca? Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário!
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